F.E.C.L.S.

Introdução

A Parada cardiorrespiratória (PCR) é uma situação frequentemente encontrada nos departamentos de emergência intra e pré-hospitalar e unidades de terapia intensiva.

Entretanto, a despeito dos esforços heróicos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) as taxas de retorno a circulação espontânea permanecem extremamente baixas.

Portanto a RCP bem-sucedida demanda que as causas potencialmente reversíveis (5Hs e 5Ts) da PCR em ritmo não chocável sejam diagnosticadas em tempo hábil, e que a terapêutica adequada a cada caso seja instituída precocemente e de forma segura.

5Hs e 5Ts

Pneumotórax hipertensivo, Embolia pulmonar, Tamponamento cardíaco, Hipovolemia severa/Choque, Infarto Agudo do Miocárdio e Intoxicações.

FoCUS

A ultrassonografia cardíaca focada (FoCUS) no suporte a vida realizada em conformidade com a ACLS fornece uma ferramenta segundo a qual algumas destas causas potencialmente reversíveis de PCR podem ser diagnosticadas e tratadas em tempo real.

Além disso procedimentos salvadores de vida (pericardiocentese e toracocentese) guiados por US à beira do leito podem ser realizados com segurança e eficácia.

A ultrassonografia cardíaca focada pode ainda ser utilizada como ferramenta complementar objetiva do ponto de vista ético para interrupção das manobras de reanimação.

Esta ferramenta possibilita identificar populações de pacientes com melhores chances de ROSC e sobrevivência (AESP contrátil e AESP não contrátil).

 

 

 

F.E.C.L.S.

O curso Focused Echocardiography in Life Support (F.E.C.L.S.) se propõe a fornecer treinamento e capacitação médica para o uso correto e focado desta ferramenta. O exame FoCUS é fundamental para realização destes diagnósticos, além de permitir estimar desfechos da reanimação em função da identificação de atividade contrátil cardíaca organizada (AESP Contrátil versus AESP não contrátil).

Além disso, o curso F.E.C.L.S. utiliza a experiência de cursos internacionais de ensino de ultrassonografia cardíaca focada no doente crítico. Destina-se a treinar médicos novatos ou não no uso da ultrassonografia cardíaca transtorácica (TTE) durante o atendimento a PCR e período de peri-ressuscitação, não sendo necessária expertise prévia para o bom aproveitamento do curso.

O curso F.E.C.L.S. pode ser considerado um curso intermediário dentro do ensino de ultrassonografia cardíaca point-of-care.

O curso F.E.C.L.S. é realizado no decorrer de 8 horas e inclui em seu currículo a abordagem teórico-prática das principais janelas ecocardiográficas usadas no exame focado. Passamos pela identificação ultrassonográfica criteriosa e tratamento das causas potencialmente reversíveis de PCR (5Ts).

Também abordamos procedimentos guiados por Ultrassonografia Point-of-Care (Pericardiocentese e Toracocentese guiadas por US em Phantons). Finalizamos com estações práticas de Simulação Realística envolvidas no atendimento da PCR. O número de alunos é limitado a 6/instrutor.

O curso F.E.C.L.S. atua como adjunto do protocolo Advanced Cardiac Life Support (ACLS), portanto o conhecimento do algoritmo ACLS atual é necessário.

 

 

Objetivos

Prover os conhecimentos e habilidades necessários para:

*Aquisição dos planos ecocardiográficos focados na PCR:

-Paraesternal eixo longo (PLAX),

-Paraesternal eixo curto (PSAX),

-Apical 4 câmaras (A4Ch) e

-Subcostal (SC);

 

*Realização de ultrassonografia cardíaca focada conforme o algoritmo do ACLS, sincronizada com verificações de pulso e limitando os intervalos sem fluxo durante a RCP,

 

*Diagnóstico de causas potencialmente tratáveis de parada cardíaca / colapso circulatório:

-Derrame e Tamponamento pericárdico

-Embolia Pulmonar Maciça: MacConnel Sign e US Compressão de Membros Inferiores

-Insuficiência miocárdica (Sinais de Infarto Agudo do Miocárdio)

-Pneumotórax hipertensivo: Stratosphere sign, Lung Point

-Hipovolemia e sinais de choque: Dx Aneurisma, Dissecção de Aorta, Avaliação da Veia Cava Inferior;

 

*Apresentação e discussão dos protocolos atuais de Ultrassonografia cardíaca focada: FELL, CAUSE, SHoC, PEA, e BLUE

*Apresentação do Protocolo em fase de validação do FoCUS PROJECT BRASIL (US na PRC – SAMU Salvador/BA):

L.I.M.A.s. Protocol

 

*Comunicação eficiente com a equipe de ressuscitação;

 

*Compreensão da importância de correlacionar o contexto clínico com as imagens obtidas com a ultrassonografia cardíaca focada;

 

O curso F.E.C.L.S. inclui:

*Leitura de material teórico pré-curso,

*Discussão de casos reais e documentados do uso em tempo real da ultrassonografia cardíaca focada no atendimento à PCR,

*Simulação de FoCUS por Telemedicina: Exames realizados a distância com interpretação simultânea.

 

Telemedicina / TeleFoCUS

A experiência dos cursos ministrados pelo Núcleo de Ensino e Expertise em Ultrassom Point-of-Care trouxe-nos uma informação relevante: a plenitude da curva de aprendizado de ultrassonografia cardíca focada pode ser um desafio na trajetória do médico emergencista que realiza esta capacitação no curso de imersão in loco F.E.C.L.S.

 

Objetivando entregar o máximo de valor ao aluno e aumentar sua confiabilidade no exame ultrassonográfico cardíaco focado o Grupo NEXUSPOC desenvolve um projeto de acompanhamento virtual em tempo real* para situações de PCR** através de telemedicina/telefocus em parceria com a empresa TERASON.

 

O escopo deste projeto inclui o acompanhamento em tempo real dos exames realizados nos pacientes em PCR, discussão do caso em tempo real e geração de banco de imagens/portfólio para o Focus Project Brasil.

 

 

Público-alvo

O curso F.E.C.L.S.é dirigido para profissionais médicos que estejam envolvidos no atendimento de pacientes em estado Parada Cardiorrespiratória e não requer conhecimento prévio de ultrassonografia cardíaca Point-of-Care nem experiência em ultrassom point-of-care; é fundamental entretanto que toda equipe tenha treinamento para a adequada organização do processo.

 

O curso F.E.C.L.S.destina-se a médicos emergencistas, socorristas (SAMU e serviços Pré-hospitalares privados, incluindo transporte Aeromédico), intensivistas, cardiologistas, médicos residentes de áreas afins com a Medicina de Emergência e todos os demais médicos que atendam pacientes em parada cardiorrespiratória e desejam ampliar seu espectro de conhecimento em medicina de emergência e ultrassom cardíaco point-of-care.

 

O curso F.E.C.L.S.é indicado também para gestores de áreas com intensa circulação de público, gestores de serviços de saúde públicos e privados (hospitais, pronto-atendimento e UPAs) que tenham por objetivo capacitar seu corpo clínico para otimização do atendimento a pacientes em PCR/Choque.

 

 

L.I.M.A.s. Protocol – FOCUS PROJECT BRASIL

Vídeo de Simulação do L.I.M.A.s. protocol: Protocolo de uso do Ultrassom Point-of-Care durante o processo de Ressuscitação Cardiorrespiratória na Parada Cardíaca (ACLS).

Simulado realizado no SAMU Salvador com a equipe do VIR 05: equipe liderada pelo médico Ricardo e com apoio da enfermeira Tais e condutor Luciano.

Equipe FoCUS liderada pelo médico residente de Medicina de Emergência Caio Nogueira e auxílio do acadêmico Vitor Rangel

 

 

 

Para mais informações, contate-nos.

 

 

Professores

JULIANO LIMA SANTOS, MD

Médico Emergencista – HPS-POA

Preceptor Medicina de Emergência H.O.B./BH

Preceptor do Internato de Emergência FAMINAS/BH

Instrutor de Ultrassonografia de Emergência/Point-of-Care

Coordenador da Pesquisa Focus Project Brasil: Ultrassonografia Cardíaca Focada no Suporte à Vida/UFMG

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato através do formulário abaixo.

Captcha