PROCEDUR.US

Focused US in Vascular Acess and Nerv Block in Emergency Medicine and Life Support

 

 

A implantação de cateter venoso central, parte do curso PROCEDUR.US, bem como a canulação arterial é uma habilidade fundamental para o médico emergencista; além disso estes procedimentos não são isentos de complicações e seu sucesso depende significativamente da anatomia do paciente, comorbidades associadas, estados volêmicos limítrofes e habilidade do operador.

A falha em obter uma linha venosa de forma correta pode levar a desfecho sérios e potencialmente graves; portanto, o acesso vascular central é uma habilidade fundamental do médico emergencista no cuidado do paciente crítico em sala de emergência, tanto do intra quanto do pré-hospitalar.

A punção venosa central guiada por Ultrassonografia Point-of-Care (PROCEDUR.US) vem sendo estudada e aprimorada há mais de 30 anos; tem sido cada vez mais utilizada para a visualização de vasos-alvo a fim de minimizar complicações e aumentar as taxas de sucesso durante o acesso vascular.

Inúmeros estudos evidenciam um aumento exponencial da segurança, eficácia e eficiência do acesso vascular central guiado por US, em comparação com a canulação tradicional guiada por referenciais anatômicos e / ou Doppler acústico; no entanto, a integração bem-sucedida e segura dessa ferramenta na prática em ambientes críticos requer treinamento, expertise e experiência adicionais.

A grande vantagem do uso da US para punção vascular é a possibilidade de demonstração da perviedade da veia antes da canulação evitando a punção em um vaso trombosado, por exemplo; a orientação da agulha por US em tempo real otimiza a probabilidade de punção do vaso na primeira tentativa, minimizando os riscos e quase anulando as potenciais complicações.

Além disso, a ultrassonografia pode confirmar a posição correta da ponta do cateter venoso central pela visualização deste na topografia adequada; além da canulação da veia jugular interna, o US permite guiar com segurança punções femoral e subclávia  da mesma forma reduzindo significativamente as complicações maiores associadas a punção as cegas.

 

O curso de ultrassonografia PROCEDUR.US divide-se em dois temas principais:

  • Capacitação e treinamento em punção venosa guiada por US e

 

  • Capacitação e treinamento para bloqueio nervoso guiado por US

 

Procedimentos adicionais guiados por US abordados no curso:

 

  • Pericardiocentese
  • Toracocentese
  • Paracentese

 

A Ultrassonografia Point-of-Care pode e deve ser usada para auxiliar nos procedimentos de acesso venoso central, venoso periférico ou arterial, bloqueios nervosos regionais e diversos outros procedimentos. Quando usado adequadamente por médico treinado e capacitado, não há contra-indicações absolutas ao uso do ultrassom para orientar procedimentos.

 

Após a conclusão do curso PROCEDUR.USo médico estará apto a*:

-entender os princípios físicos do US, configurar e operar adequadamente os equipamentos ultrassonográficos disponíveis no mercado,

-entender a sonoanatomia básica dos vasos centrais do pescoço, extremidade superior e v. femorais,

-realizar puncão venosa central guiada por ultrassom de forma correta e segura com uso de técnicas de orientação de agulhas,

-realizar bloqueios nervoso guiados por US de forma correta e segura incluindo as seguintes estruturas: Nv. Femoral, Eretor da Espinha, PEC – TET

-Realizar Paracentese, Toracocentese, Pericardiocentese guiados por US

-Orientar por POCUS procedimento de Punção Lombar.

 

Público-alvo

O curso de ultrassonografia point-of-care PROCEDURE.US é dirigido a profissionais médicos que atuam em salas de emergência (alta e média complexidade), do intra e pré-hospitalar, pronto-socorro, ambientes fechados (centro cirúrgicos) e que estejam envolvidos no atendimento de pacientes em situação crítica ou que precisem de intervenção imediata, seja para reanimação ou para intervenções médicas.

Destina-se a médicos emergencistas, socorristas (SAMU e serviços Pré-hospitalares privados, incluindo transporte Aeromédico), anestesiologistas, intensivistas, médicos residentes de áreas afins com a Medicina de Emergência e todos os demais médicos que desejam ampliar seu espectro de conhecimento em medicina de emergência e ultrassom point-of-care.

 

 

Para mais informações, contate-nos.

Professores

JULIANO LIMA SANTOS, MD

ACESSOS VASCULARES + PERICARDIOCENTESE GUIADOS POR US

Médico Emergencista – HPS-POA

Preceptor Medicina de Emergência H.O.B./BH

Preceptor do Internato de Emergência FAMINAS/BH

Instrutor de Ultrassom de Emergência/Point-of-Care – NEXUS Point-of-Care (NEXUSPOC)

Coordenador Nacional do Pesquisa Focus Project Brasil:

Ultrassonografia Cardíaca Focada na Parada Cardiorrespiratória

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato através do formulário abaixo.

Captcha