TRAUM.US

FOCUSED TRAUMA ULTRASOUND

 

Focused Trauma Ultrasound in Emergency Medicine and Pré-hospital cenarios –  Disaster and Mass Casualty Incidents

Introdução

Os serviços de atendimento pré-hospitalar (APH) tem como uma de suas principais missões prestar um atendimento rápido, de elevada qualidade e subsequentemente transportar rapidamente os pacientes do cenário de atendimento ao departamento de emergência, evitando atrasos e desfechos negativos.

Frequentemente no APH os médicos emergencistas se deparam com atendimento a situações que envolvem áreas de atuação de diversas especialidades e sub-especilidades, entre as quais a cirurgia geral e especialidades, ortopedia e traumatologia, medicina interna, cardiologia, nefrologia, pediatria, obstetrícia entre outras.

Destaca-se o recente avanço da ultrassonografia point-of-care no APH (POCUS-APH) para o atendimento neste cenário. Historicamente o POCUS-APH tem seus primeiros relatos de uso no cenário militar como ferramenta de triagem em ambientes austeros e locais remotos. Tal fato é corroborado em artigos e consensos que elegem o POCUS-APH como prioridade no atendimento ao paciente crítico neste cenário.

Assim como no ambiente intra-hospitalar o POCUS-APH tem por premissa ser um exame focado e direcionado para questões específicas: avaliação de posicionamento de tubo traqueal, doenças pulmonares agudas traumáticas e não traumáticas, presença de derrames cavitários, etiologia de choque e danos neurológicos agudos.

Desta forma o POCUS-APH tem também indicação para situações de acidentes com múltiplas vítimas, sendo usado como ferramenta de triagem rápida. O POCUS-APH tem indicação em situações clínicas remotas ou de difícil, como transporte aeromédico, resgate em áreas selvagens, campo de batalha e vôos espaciais.

 

Objetivos

São objetivos do Curso TRAUM.US no atendimento pré-hospitalar:

Prover conhecimento necessário para:

Avaliação do paciente (poli) traumatizado: o protocolo FAST (Focused Assessment Sonography for Trauma) é o protocolo internacionalmente validado para o manejo do paciente traumatizado.

Avaliação Ultrassonográfica Pulmonar no APH: o protocolo FAST recebeu a extensão para avaliação torácica buscando identificar pneumotórax e hemotórax traumáticos, podendo também ser aplicado para avaliação e manejo da insuficiência respiratória aguda de etiologia clínica. DPOS x ICC.

Avaliação Ultrassonográfica Cardíaca no APH: Dentro do protocolo FAST destaca-se a avaliação do trauma torácico penetrante para diagnóstico de derrame pericárdico com tamponamento cardíaco. Recentemente guidelines internacionais passaram e citar o papel do FoCUS durante a ressuscitação cardiopulmonar para diagnóstico de causas potencialmente reversíveis de PCR (5Ts + 1H).

Avaliação Ultrassonográfica abdominal no APH: os principais focos do uso do POCU-APH para avaliação abdominal são diagnósticos da presença de liquido livre intraperitoneal e avaliação da Aorta Abdominal para diagnóstico de Aneurisma e Dissecção Aórtica.

Abordagem Ultrassonográfica da Via Aérea no APH: O manejo das vias aéreas é um dos maiores desafios em medicina de emergência sendo especialmente crítico no ambiente pré-hospitalar. O manejo da via aérea assistido por ultrassom ocorre através do monitoramento em tempo real da intubação endotraqueal e da presença de deslizamento pleural bilateral de forma sincrônica com a ventilação através do dispositivo balão-mascara-válvula.

Avaliação de doenças cerebrais agudas no APH: Dentre as indicações do uso do POCUS-APH encontra-se a avaliação do paciente com traumatismo crânio-encefálico (TCE) grave e comprometimento neurológico agudo (cefaléia ou coma) para diagnóstico e terapêutica de hipertensão intracraniana (HIC).

 

Metodologia

O curso é realizado no decorrer de 8 horas e inclui abordagem teórico-prática das situações envolvidas no atendimento pré-hospitalar seguindo a premissa do ATLS, com grupos de até 8 alunos por instrutor, modelos vivos, simuladores e vídeos para interpretação de imagens.

Discussão do papel clínico, ético, armadilhas, aplicações práticas e as limitações da ultrassonografia pré-hospitalar.

 

O curso TRAUM.US  inclui:

*Introdução aos princípios físicos ultrassonográficos focados no exame point-of-care,

*Apresentação das indicações, contra-indicações, armadilhas e limitações do exame ultrassonográfico no APH,

*Apresentação de técnicas de exame e desenvolvimento de habilidades práticas em ultrassonografia multiórgãos no APH,

*Discussão de casos reais e documentados do uso em tempo real da ultrassonografia no APH,

*Simulação realística e Hands-on trainning: Phantoms e Simuladores interativos (Aplicativos)

que abrangem todas as possibilidades de causas potencialmente reversíveis de PCR=> discussão caso-a-caso das patologias agudas.

 

Assista a palestra sobre POCUS no Congresso EMERGENCIA-RS em situações de desastres e catástrofes:

 

EMERGÊNCIA RS – Desastres e Catástrofes (Porto Alegre/RS)www.emergenciars.com.br- POCUS (Point of Care UltraSound)Dr. Juliano Lima Santos#emergenciaRS

Publiée par ABRAMEDE-RS sur Vendredi 17 août 2018

 

 

 

Para mais informações, contate-nos.

Professores

JULIANO LIMA SANTOS, MD

Médico Emergencista – HPS-POA

Preceptor Medicina de Emergência H.O.B./BH

Preceptor do Internato de Emergência FAMINAS/BH

Instrutor de Ultrassom de Emergência/Point-of-Care – NEXUS Point-of-Care (NEXUSPOC)

Coordenador Nacional do Pesquisa Focus Project Brasil:

Ultrassonografia Cardíaca Focada na Parada Cardiorrespiratória

Caio Nogueira, MD

R3 de Medicina de Emergência – UFMG

Médico Intervencionistano SAMU Macronorte Cisrun

Integrante do grupo de revisão científica da tradução do livro “Rosen’s Emergency Medicine: concepts and clinical practice.”

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato através do formulário abaixo.

Captcha